Problemas com leitos e falta e de credenciamento de alta complexidade preocupa CPI
Os deputados que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre os Leitos do SUS estiveram em Cascavel e Toledo nesta quinta-feira (7). Pela manhã os deputados visitaram hospitais de Cascavel e na parte da tarde estiveram em Toledo visitando o Hospital Bom Jesus, que realiza 70% dos seus atendimentos pelo SUS. O deputado Elton Welter (PT) acompanhou o presidente da CPI, Leonaldo Paranhos e os demais membros da comissão.
Os deputados foram recebidos pela superintendente, Michele Okano, que relatou que o hospital possui 113 leitos credenciados ao SUS do total de 200 leitos e 270 funcionários trabalhando no atendimento. Um dado que chamou a atenção dos deputados foi do número de leitos de UTI geral credenciados ao SUS que estão sendo ocupados por pacientes que aguardam remoção para hospitais da região que atendem alta complexidade em neurologia. Dos 12 leitos de UTI/SUS que o hospital Bom Jesus possui, seis deles estão sendo usados para atender pacientes que aguardam remoção. Ou seja, quase 50% dos leitos serve de “estacionamento” (termo usado pela superintendente do hospital, Michele Okano) enquanto aguardam uma vaga em alta complexidade fora de Toledo. Além destes 12, o hospital ainda conta com mais dois leitos de UTI contratados e possui 6 leitos de neo natal credenciados e mais 2 leitos neo natal contratados. A superintendente relatou que Toledo foi descredenciado há seis meses em alta complexidade de neurologia, devido a uma portaria do Ministério da Saúde que estabelece que cada regional deve ter uma população de 380 mil habitantes a ser atendidos. Em vista desta exigência, Toledo perdeu o credenciamento e agora tem como referência Cascavel. Deste modo, segundo Okano “o hospital virou um estacionamento de pacientes a espera de atendimento em alta complexidade”. Hoje existem cinco pacientes internados no hospital, sendo que quatro já estavam alocados na UTI e o quinto paciente estava na enfermaria até a visita da Comissão. Segundo o deputado Welter a Comissão recebeu o pedido de remoção da enfermaria do paciente Benedito Caetano dos Santos para um leito de UTI até que ele possa ser transferido para um hospital que atende alta complexidade em neurologia. Após o pedido dos parlamentares a direção prontamente agilizou a transferência do paciente. Os deputados ainda tentaram a transferência do paciente por meio da Central de Leitos de Cascavel (que atende Toledo, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Francisco Beltrão e Cascavel), mas não obtiveram êxito, pois segundo a Central não há vagas disponíveis.
O deputado Elton Welter frisou que uma das propostas para buscar uma solução para o problema do gerenciamento dos leitos, é a instalação de uma central on line. A ideia é de que as vagas estejam disponíveis no sistema e possam ser visualizadas. “Assim que um leito é desocupado já pode ser repassado para outro paciente que está aguardando na fila. O deputado Welter disse ainda que acredita que a CPI vai ajudar na regulação dos leitos.
Welter informa que na próxima semana acontecerá uma reunião com ministro da saúde Alexandre Padilha, na qual os deputados paranaenses poderão relatar o diagnóstico no estado a partir dos relatórios da CPI. O deputado destaca que com as informações em mãos será possível avançar na repactuação proposta pelo Governo Federal. “Neste encontro poderemos conversar sobre a articulação da repactuação na qual o governo federal estabelecerá metas para os municípios.
O presidente da CPI, Leonaldo Paranhos, informou que o relatório deve ser concluído até o dia 26 de julho, data de encerramento dos trabalhos da CPI. O relatório será entregue ao Ministério Publico, Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas do Estado, assim como ao governo do Paraná.
Fonte: www.welter.org.br
Assessoria-Gabinete
Vereador Adriano Remonti
045 3379 5930
Nenhum comentário:
Postar um comentário