- O Projeto de Lei do Executivo Municipal que previa dobrar a taxa de outdoors que estava na Câmara desde fevereiro deste ano chega ao fim. Em abril, a comissão especial liderada pelo vereador Ademar Dorfschimdt (PMDB), convocou uma audiência pública para discutir com o setor. O relator do Projeto de Lei, Adriano Remonti (PT) defendeu que o mesmo era abusivo e ilegal. O relatório foi apresentado ao plenário na sessão desta segunda-feira (29), mas foi definido com o voto minerva do presidente da Casa, Adelar Holsbach, pondo fim ao Projeto de reajustava em 100% a taxa. O Setor que acompanhou toda discussão se disse satisfeito com o resultado, mas pediu aos vereadores a regulamentação da publicidade de outdoors na cidade
 
O  empresário Caio Carlucci, agradeceu aos vereadores que votaram a favor  do relatório do vereador Adriano Remonti e avaliou que o Projeto do  Executivo tinha caráter de censura. “Esta vitória é para provar que a  população não precisar aceitar as imposições do  Executivo.  O Prefeito não é soberano. Hoje os vereadores foram favoráveis a causa  do outdoor. Os lojistas iam sofrer com o valor exorbitante. Foi um  bonito espetáculo, uma demonstração de democracia”.
Para  o presidente da Comissão, o vereador Ademar Dorfschmidt, a votação  mostrou que o Legislativo está atento as reivindicações da população.  “Não poderíamos aprovar o projeto. O valor sugerido era exorbitante,  maior que de outros Municípios do Paraná. Isto acabaria implicando no  nosso comércio, pois os empresários não teriam esta mídia para fazer a  publicidade de mercado de trabalho. O Município que estaria perdendo”.
Dorfschmidt salientou que este tipo de projeto engrandece o debate no Legislativo. “Para nós foi uma vitória importante”.
O  relator do projeto, Adriano Remonti, também está satisfeito com o  resultado do projeto. “O nosso relatório foi bastante embasado.  Consultei vários municípios e provei com dados que o Prefeito de Toledo  estava extrapolando ao propor esta cobrança do outdoor. Nada no nosso  país dobrou 100% de imposto. Isto provamos aos vereadores e a  população”.
Ele  salientou que foi uma resposta ao Prefeito que o Poder Legislativo está  atento e agindo com coerência. “Se é um projeto para beneficiar a  população com certeza vamos trabalhar para aprovar, mas quando vêem algo  parecido com este, não podemos aceitar. Foi uma vitória histórica no  Município”.
O  vereador, Paulo dos Santos, relatou que o voto do vereador Expedito  Ferreira, o Gasolina, era esperado, porque ele havia votado favorável na  Comissão. O presidente da Casa - minutos antes da sessão-, comentou que  acompanharia o voto do Gasolina. “Os dois votos foram importantes. Eles  recolocaram a discussão no patamar que deveria estar. Nós entendemos  que era um Projeto de Lei que ia prejudicar os empregos na cidade e a  própria comunicação. Esperamos que se construa uma Legislação coerente  com relação a este método. Eu acho que a vitória é da democracia que  ouviu os empresários e a todos em uma audiência pública”.
  O  Presidente da Câmara, vereador Adelar Holsbach, disse que na semana  passada buscou se inteirar dos fatos. “As decisões são difíceis, mas  votamos a favor do povo. Mas conversei com o vereador Expedito, que é da  base da situação, disse a ele que acompanharia seu voto. O novo  presidente do PDT deixou bem claro que os vereadores do partido podem  votar conforme eles acham melhor, conforme seus interesses políticos.  Hoje pensei em votar em nome dos empresários que investem em outdoors.  Hoje votei contra o Executivo, mas pode ser que em outra oportunidade  vote a favor”.
Ele  enfatizou da importância da população discutir os projetos com os  vereadores. “O pessoal veio e conversou conosco. Meu voto levou em  consideração valores e honorários, para quem faz a propaganda e quem  vende a propaganda”.
Outro  proprietário de outdoor na região, Alessandro Frichi lembrou que quando  o prefeito fez o decreto extinguindo o outdoor na zona urbana, a sua  atividade em Toledo ficou prejudicada. “O decreto inviabilizou nosso  negócio, pois o outdoor é urbano. Quando uma das empresas conseguiu uma  liminar o Prefeito tentou se utilizar do aumento da taxa para  inviabilizar o trabalho de uma empresa de Toledo que tem liminar para  colocar outdoors”.
Para  Frichi, o outdoor é um meio para que as empresas e os publicitários  possam vender e fortalecer suas marcas no Município. “O outdoor é um  meio para lançar os seus produtos, aumentar suas vendas, gerarem  riquezas para a cidade, pois vai gerar mais impostos”. 
Ele  relata que, as empresas que fazem campanhas nacionais querem colar suas  propagandas na região Oeste. “Pedem-nos este tipo de publicidade para  Toledo, mas temos que dizer a eles que em Toledo não pode. Mas ainda  assim eles insistem, pois na programação de mídia desta empresas  nacionais Toledo é estratégico. E tenho dizer a eles: aqui não vão poder  fazer”.
O  empresário alerta que a vitória na Câmara hoje é apenas uma etapa.  “Conseguimos barrar o aumento do imposto do outdoor, mas é importante  lembrar que há um decreto do Prefeito que restringe o outdoor na zona  urbana. Precisamos fazer uma discussão com o executivo municipal, o  Legislativo, a população, os empresários e a Acit, para que todas as  partes possam dar a sua opinião e fazer uma lei que regulamente esta  atividade. Assim não teremos poluição visual e ainda, vamos contemplar a  arquitetura urbanística da cidade. Mas é preciso garantir que as  empresas possam divulgar suas marcas e produtos”.
Por Selma Becker e Graciela Souza
Fonte: www.casadenoticias.com.br
Fonte: www.casadenoticias.com.br
Assessoria-Gabinete
Vereador Adriano Remonti
045 3379 5930
É uma derrota histórica do executivo municipal,sem dúvida.
ResponderExcluirQuem dera tivesse ocorrido o mesmo no caso dos agentes de saúde e endemias.