No programa, a presidenta anunciou a destinação de R$ 16 bilhões para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na safra 2011-2012, por meio do qual são financiadas as operações de custeio, comercialização e investimento e a redução dos juros nos financiamentos.
“ As taxas de juros para crédito de investimento por intermédio do Pronaf , destinados aos agricultores de mais baixa renda, vão variar 0,5% e 2% ao ano. Antes, oscilavam entre 1% e 4%. Outra boa notícia é a criação de uma superintendência para habitação rural na Caixa Econômica Federal”, disse o deputado.
O governo federal também vai antecipar para os meses de junho e julho a liberação de R$ 530 milhões para compra de terras da reforma agrária que estavam previstos no orçamento para serem disponibilizados ao longo do ano de 2011.
Para o deputado, a falta de unificação do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) entre os estados e municípios, que é um entrave para a comercialização de produtos dos agricultores familiares, será resolvida.
“ Uma grande conquista dos agricultores familiares, antiga reivindicação, é o anúncio do aperfeiçoamento do Sistema Único de Atenção à Sanidade Animal. Hoje existe uma grande dificuldade para comercializar alimentos para outros Estados, porque a fiscalização é feita separadamente por estados, municípios e pelo próprio governo federal. Em 30 dias será publicada a normatização das regras para que estados e municípios possam aderir a um único sistema”.
Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Elton Welter Jornalista responsável: Débora Iankilevich ( 41-9983-2995)
Assessoria-Gabinete
Vereador Adriano Remonti
045 3379 5930
Nenhum comentário:
Postar um comentário