quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

ECOPONTO - Estação de Entrega Voluntária de Inservíveis


Ações que salvam vidas: Responsabilidade Ambiental é um conjunto de atitudes individuais, comunitárias, empresariais, governamentais voltadas para o desenvolvimento sustentável do planeta. Estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico e social ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras. Certo disso, tenho dedicado grande parte das ações do mandato em defesa do meio ambiente e da sustentabilidade.

ECOPONTO - Estação de Entrega Voluntária de Inservíveis

O PROBLEMA
Percorrendo as ruas de Toledo não é difícil encontrar objetos inservíveis (móveis, poda de árvores, restos de cerâmica, louça sanitária, pneus, lixo tecnológico, e outros) abandonados em lotes baldios, vias públicas, fundos de vale e beira de rios. É uma triste realidade que agride o ambiente e também agrava os problemas para o controle sanitário e os efeitos das enxurradas. Incomodado com a situação e resolvido a apresentar uma proposta capaz de dar fim ao problema, pesquisei soluções viáveis através da opinião de especialistas, experiências bem sucedidas e propostas das Conferências do Meio Ambiente. Identifiquei que a principal razão para o problema é a falta de um local apropriado para a população depositar esses materiais.
A SOLUÇÃO
A implantação de ECOPONTOS tem se mostrado uma alternativa muito eficiente para a solução dos despejos de inservíveis em locais impróprios. O ECOPONTO já é uma realidade em muitos municípios e obteve sucesso por ser relativamente barato e também pelo papel educativo que exerce, orientando a população sobre o destino adequado para o lixo e objetos inservíveis.

COMO FUNCIONA
O processo é simples: instalam-se caçambas identificadas nos ECOPONTOS, e a população, de forma voluntária, se encarrega de levar os resíduos e os separa por tipo indicado em cada caçamba. Os materiais recicláveis como papel, metal, vidro e plástico são encaminhados às Centrais de Coleta Seletiva. Já o material sem reaproveitamento é levado para os aterros sanitários.
ENCAMINHAMENTO
Na Câmara Municipal, propus o debate sobre o problema e apresentei a indicação para que o prefeito implante em nossa cidade os ECOPONTOS. O mandato que o povo me confiou é para isso: debater os problemas e as soluções, fazendo a diferença para garantir o desenvolvimento social e econômico de forma sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário